Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Retrospectiva 2016: Tia Eron no Coração do Brasil

Deixe um comentário

bahiaEm seu segundo ano na Câmara Federal Tia Eron seguiu com atuação parlamentar exemplar. Entre projetos de lei, outras proposições, projetos relatados, emendas, comissões, frentes, grupos e discursos somam mais de 200 registros.

Entre a participação em diversas relatorias no âmbito das oito comissões temáticas nas quais é membro titular ou nas outras seis nas quais é suplente destacamos a vice-presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação e Informática – CCTCI.

Representante das mulheres foi relatora do Projeto de Lei 123/2007, já sancionado e convertido em lei 13.329/2015, que obriga o SUS a fazer cirurgias reparadoras em mulheres vitimas de violência. Pela conquista da mulher nos espaços de poder apresentou um projeto que garante que as cadeiras ocupadas pelas mulheres nas casas legislativas em caso de vacância ou afastamento, por qualquer motivo da titular, sejam ocupadas por suplentes também mulheres, independente de sua colocação, com o objetivo de manter a proporção de forças advindo das eleições.

Dentre tantos outros projetos apresentou o importante PL 1749/2015 que prevê o aumento nas penas para os autores do crime de injúria racial praticados em locais públicos ou privados, desde que abertos ao público e de uso coletivo, e também os cometidos através das redes sociais; também é de sua autoria a Proposta de Emenda à Constituição 203/2016, que atribui à Polícia Federal a apuração dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional; na área cultural apresentou o PL 2559/2015 que dispõe de recursos específicos da Lei Rouanet, do Fundo Nacional de Cultura, que serão empregados em projetos vinculados à cultura e arte negra; o projeto de lei 3089/15 de microcrédito, que prioriza a liberação às mulheres responsáveis pelo núcleo familiar, os arrimos de família; e a política de desenvolvimento e apoio às atividades das mulheres marisqueiras, o PL 1710/15.

A deputada começou a ganhar destaque nacional durante a sessão de votação do Impeachment da ex-presidente Dilma. Mas foi sua atuação no Conselho de Ética que obteve grande na mídia nacional. Apontada como voto decisivo no processo de cassação do Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), então presidente da Casa. Sua firmeza com a qual a se conduziu e manteve o sigilo do seu voto até o momento adequado marcaram o seu voto que foi revestido de embasamento jurídico, amparado nas provas elencadas nos autos, no voto do relator. Bradou ao proferir seu voto que ‘Ninguém Manda Nessa Nega’, revelando ao Brasil sua personalidade firme e decidida.

Tia Eron foi destaque como a deputada baiana mais influente na internet através da de pesquisa realizada pela Agência Medialogue. A deputada ficou entre os 11% dos deputados federais mais influentes do Brasil (55 dos 513 que ocupam a Casa) e entre os três mais influentes do PRB.

Ainda recebeu o Troféu Raça Negra 2016 em reconhecimento do seu empenho em prol da causa racial. A premiação é promovida pela ONG Afrobras em parceira com a Faculdade Zumbi dos Palmares e concedida a personalidades que contribuem no combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. O evento reconhecido internacionalmente é o maior evento da negritude no Brasil, considerado o “Oscar” da comunidade negra.

Na caminhada acadêmica Tia Eron fez o curso de extensão Early Childhood Development – Desenvolvimento da Primeira Infância – na Harvard University , em Boston, USA.

Por Carolina de Andrade
Foto: Douglas Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s