Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia Eron promove Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Deixe um comentário

PrimeiraInfancia1

Na próxima terça-feira (29), às 9h, a deputada federal e coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, Tia Eron, promove pelo segundo ano consecutivo, a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, para comemorar o 20 de novembro. Esse ano o evento acontece no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A comemoração acontece em homenagem a Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares que era localizado na Serra da Barriga, hoje Estado de Alagoas. Zumbi foi assassinado no dia 20 de novembro de 1965 e assim, a data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil. “É preciso discutir essa realidade que parte da sociedade prefere ignorar. É também a oportunidade de fazermos resgates históricos da escravidão e da discriminação, onde podemos refletir em torno das leis que não foram cumpridas e buscar mais avanços na conscientização da população. Ainda mais, nós queremos com a Sessão mostrar que estamos preocupados com o afrodescendente o ano todo, através de diversas ações e não apenas no mês de novembro”, disse Tia Eron.

No ano passado, com o parecer final de Tia Eron, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou de forma conclusiva o Projeto de Lei 331/07, do deputado federal José Guimarães. Pelo projeto, que ainda aguarda a aprovação do senado, fica definido que toda semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada às ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra. O projeto ainda foca o respeito à diversidade religiosa, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação. As atividades deverão ser realizadas pelos órgãos governamentais ou através de convênio com ONGs de movimentos sociais.

“Aguardo a aprovação do Senado. Tenho acompanhado para que assim que seja sancionada, possamos buscar que a lei seja cumprida. Esta Casa precisa estar atenta a esse tema, pois é algo que abrange não somente os negros, mas a toda a população brasileira. A consciência precisa ser de todos para termos enfim uma nação unida buscando o crescimento de todos”, ressaltou a republicana.

Dentre os convidados para a Sessão Especial do dia 29, estão: a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois; a docente do quadro da UFMG e pesquisadora das áreas de Educação e Diversidade Étnico-racial, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro, Nilma Lino; o presidente da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares, Sr. Erivaldo; e o Sr. Denildo Rodrigues, do Quilombo do Ivaporunduva, representando a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Após a sessão ocorrerá uma homenagem à deputada federal Benedita da Silva, promovida por Tia Eron, em acordo com os parlamentares negros da Casa, no painel comemorativo ao Dia da Consciência Negra instalado no espaço Mário Covas.

Em seguida acontecerá o lançamento do livro “Quilombo Mesquita: história, cultura e resistência, de Manoel Barbosa Neres”.

Consciência Negra

Por Carolina de Andrade / Ascom – deputada federal Tia Eron
Foto: Nacom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s