Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Porque comemoramos o Dia da Consciência Negra?

Deixe um comentário

orgulhonegro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil, no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Comemoramos o dia da Consciência Negra com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. É também uma excelente oportunidade de discutirmos o período pós escravidão levantando debates sobre diáspora, igualdade racial, equidade, racismo e injúria racial, saúde, entre outros.

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2016

Através de requerimento da Deputada Tia Eron a Câmara de Deputados realizará no próximo dia 29 a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Local: Plenário Ulysses Guimarães
Horário: 9h
Para mais informações: (61) 3215.5618 / 3216.1784

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s