Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Através do empenho de Tia Eron o Ministério da Integração Nacional libera mais de R$ 3 mi para carros-pipa na região de Itabuna

Deixe um comentário

Audiência em junho com o Prefeito Claudevane, a Deputada Federal Tia Eron e o Ministro Helder Barbalho

Audiência em junho com o Prefeito Claudevane, a Deputada Federal Tia Eron e o Ministro Helder Barbalho

O Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional liberou nesta terça (09) mais de cinco milhões para o pagamento de carros-pipas, a fim de amenizar os efeitos da seca no Sul da Bahia. Da verba liberada R$ 3.158.400,00 será destinado a Itabuna após audiência que ocorreu em Brasília entre a Deputada Federal Tia Eron, o Prefeito do município, Vane do Renascer (PRB), e o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho.

A situação de emergência em Itabuna foi declarada através do Decreto nº 11.668, datado do dia 03 de junho, por conta da seca atravessada pelo município. A cidade fica a 426 km da capital baiana e é a quinta mais populosa da Bahia, com mais de 200 mil habitantes. Vane explica que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas. Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade.

Estamos em período de seca há mais de nove meses. A previsão dos índices pluviométricos para nossa região é de que só terão chuvas significativas a partir do mês de novembro, agravando ainda mais a situação da comunidade itabunense, que depende do abastecimento de água para suprir as suas necessidades básicas. Assim, recorremos a esse Órgão, por intermédio da Deputada Tia Eron, no sentido de que seja viabilizada a liberação de novos recursos a serem destinados a amenizar a problemática que atinge aos nossos munícipes, bem como municípios vizinhos, comunidades rurais e indígenas”, desabafa o Prefeito.

O recurso é fruto do convênio com a União, de onde partem recursos para a conta do Estado da Bahia e a este cabe fazer o repasse ao município para que seja efetuado o pagamento dos carros-pipa.

“Estivemos no final de junho com o Ministro Helder Barbalho pedindo socorro que de pronto se comprometeu em publicar em diário oficial o reconhecimento da situação de emergência da cidade, fato este que fora cumprido no mesmo dia*. Esse pleito dos itabunenses precisava ser atendido o mais rápido e foi. Ontem (09) tivemos a liberação de mais de três milhões para a cidade, sabemos que essa medida é paliativa, mas o povo precisa de soluções para o agora e assim fizemos. Continuo junto ao prefeito de Itabuna buscando recursos e ações diretas em prol da cidade. Além de ser uma cidade estratégica na economia do Estado é uma terra de um povo trabalhador, guerreiro e merece todo o apoio do governo federal para atravessar esse momento.”, pontuou Tia Eron.

Segundo a administração local, a estiagem paralisou a captação de água nos rios Salgado e Colônia, além do rio Almada que, devido à ausência de chuva, reduziu 97% de captação na Estação de Rio do Braço, uma das que distribui água para a cidade.

*No dia 28 de junho o Ministério da Integração Nacional publicou a portaria nº148 que reconheceu a situação de emergência em Itabuna.

Por Carolina de Andrade | Foto: Ed Ferreira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s