Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia Eron acompanha autoridades africanas e militantes da reparação racial à Casa do Benin

Deixe um comentário

image1 (9)

Na última sexta (06) a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) visitou a Casa do Benin, em Salvador, acompanhada do Ministro do Interior do Benin Deputado Simplice Dossou Codjo, a Secretária da Secretaria da Reparação de Salvador (SEMUR), Ivete Sacramento, a presidente da FEAFRO (Feira Internacional Afro-Étnica de Negócios e Cultura) Silvana Saraiva e o secretário do PRB Bahia, Dr. Everaldo Amorim.

A visita de Simplice Dossou Codjo coincide com o fato da Casa estar completando 28 anos de existência. O local foi idealizado pelo fotógrafo francês Pierre Verger, a partir dos seus registros na África, fato que contribuíram para manter viva no Brasil a memória do Benin. O equipamento cultural inaugurado em 1988 busca refletir a relação entre a Bahia e o Benim, de onde pessoas foram traficadas como escravos para essa parte do Brasil, migração forçada que trouxe impacto cultural de intercâmbio entre os dois lugares, inclusive recebendo estudantes oriundos do Benin.

“Precisamos manter viva a memória. Só podemos compreender a necessidade de reparação conhecendo a nossa história, de onde viemos, como fomos renegados a viver a nossa origem e assim construir e reconstruir, muitas vezes, a consciência do que perdemos. Muitos fazem críticas à necessidade da reparação por falta de conhecimento histórico. A Casa do Benin é um espaço histórico, aqui nos reportamos à África, ás beleza de nossas origens, bem como reforça nosso papel enquanto parlamentar, de promover ações para minimizar essa dívida histórica que nosso País carrega.” – destaca Tia Eron.

Após reforma promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, a Casa do Benin foi reaberta em dezembro de 2014. A Casa funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h e fica na Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho. Para aqueles que desejam mais informações, o contato é: (71) 3202-7890

Por Carolina de Andrade e Aline Ramos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s