Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

A mulher, suas conquistas, e a longa espera por equiparação

Deixe um comentário

dia_da_mulher2016

A mulher tem em sua história momentos que não podem deixar de ser registrados. Semana passada, mais precisamente no dia 24 de fevereiro, lembramos os 84 anos de conquista do voto feminino no Brasil. É preciso honrar e respeitar mais de um século de lutas das primeiras sufragistas, que possibilitaram a garantia de nossos direitos, em especial o direito de votar e ser votada. A segunda data, o 8 de março, talvez seja mais lembrada, por ser considerado o dia internacional da mulher, e por estar mundialmente vinculada às lutas feministas.

Afinal, o que chamamos na atualidade de empoderamento feminino nada mais é do que a luta pela efetivação de direitos fundamentais, e pela tão sonhada igualdade de gêneros. As reivindicações ainda são as mesmas. Equiparação salarial, oportunidades no mercado de trabalho, espaços nas esferas de poder, lutas travadas contra violência doméstica, assédios moral, sexual, e tantas outras mazelas.

Na política, as mulheres representam mais da metade do eleitorado brasileiro, porém, somos minoria de candidatas e de representações nos poderes executivo e legislativo. Nossa representatividade hoje é de 9,9% na Câmara Federal, e 13% no Senado. Os índices estão bem abaixo da média mundial, que chega a ser de 22,1%.

Quando defendemos a importância da mulher ter um assento em uma casa legislativa, é porque só ela sabe discutir as suas questões. Entre tantas de nossas ações de enfrentamento na Câmara Federal, ingressamos com um projeto de Lei para garantir que, caso uma mulher eleita saia do cargo, por algum motivo, a suplente convocada seja outra mulher, independentemente de sua colocação.

Portanto, o registro dessas datas não vem no sentido de comemoração. Mas se configura como instrumento de reflexão, para pontuar que na história brasileira, por muito tempo não se fez, e ainda não se faz, justiça ao papel que a mulher desempenha no desenvolvimento do País.

Tia Eron – deputada federal e presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s