Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Dia da Consciência Negra: Tia Eron promove Sessão Especial na Câmara

Deixe um comentário

Nesta quinta-feira (19), às 9h, a deputada federal e presidente do PRB baiano, Tia Eron promove no Auditório Nereu Ramos, Anexo II, a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com o tema “A Década Internacional dos Afrodescendentes”. A Sessão será a única realizada na Câmara e no Senado para comemorar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A comemoração acontece em homenagem a Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares que era localizado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas. Zumbi dos Palmares foi assassinado no dia 20 de novembro de 1965 e assim, a data marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil. “E nós queremos com a Sessão Especial mostrar que estamos preocupados com o afrodescendente o ano todo, através de diversas ações e não apenas no mês de novembro”, disse a deputada.

No início deste mês, com o parecer final da deputada Tia Eron, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – (CCJ) aprovou de forma conclusiva o Projeto de Lei 331/07, do deputado federal José Guimarães (PT-CE). Com a aprovação do senado, fica definido que toda semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada as ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra. O projeto ainda foca o respeito à diversidade religiosa, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação. As atividades deverão ser realizadas pelos órgãos governamentais ou através de convênio com ONGs de movimentos sociais.

Dentre os convidados para a Sessão Especial do dia 19, estão: a ministra Nilma Lino (Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e direitos Humanos; o Procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Wilson Prudente; o Representante do UNFPA Brasil, Jaime Nadal; a Consul Francesa Alexandra Baldeh Loras. Também estão na lista de convidados os atores Lázaro Ramos e Tais Araujo, além da jornalista Maria Julia Coutinho, a Majú.

Por Noel Tavares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s