Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia Eron destaca Novembro Azul e critica “preconceito” nos exames preventivos

Deixe um comentário

A conscientização de homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata reúne entidades médicas de todo o mundo em torno da campanha Novembro Azul. A mobilização surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

São realizados no Brasil aproximadamente de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata anualmente. A deputada federal Tia Eron (PRB-BA) chamou a atenção para o tema na última semana na Câmara dos Deputados.

A parlamentar diz que há “preconceito” em relação ao exame de toque retal, utilizado por médicos para avaliar preventivamente a possibilidade de tumor na próstata.

“A gente precisa ter uma mente muito arejada. Os homens não costumam aceitar muito bem esse exame de toque. Existe um preconceito, existe uma brincadeira em torno do exame, não precisa”, comenta.

Tia Eron afirmou ainda que as ações preventivas devem ser realizadas por homens cada vez mais jovens. “Não precisa hoje chegar à idade. É obvio que, quando se passa dos 30 anos, você precisa estar apto a fazer o exame como qualquer outro. É normal. O médico que faz esse exame, o urologista, é extremamente técnico. Não causa medo, não há por que da resistência”, ressalta.

A deputada observa ainda que as ações preconceituosas precisam ser combatidas e a campanha ajuda a discutir o assunto. “Esse é um mês de conscientização para os homens. A prevenção ainda é a melhor forma de se cuidar da saúde e para que se possa ser tratado caso tenha algum indício dessa doença”, conclui.

ASCOM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s