Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia Eron visita Casa ONU-Brasil para retomar pauta racial na Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

tiaeron01

Jorge Freitas, Deputada Federal Tia Eron, diretor da UNFPA Jaime Nadal Roig e representante auxiliar da UNFPA Fernanda Lopes.

A deputada federal Tia Eron (PRB/BA) foi recebida na tarde desta terça (22), na Casa ONU-Brasil pelo diretor do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Jaime Nadal Roig. O objetivo da visita foi tratar sobre assuntos ligados à retomada da pauta de interesse racial, de gênero e pan-africanista na Câmara dos Deputados.

A deputada quer retomar a agenda relativa ao Encontro África com a Diáspora Africana, ocorrida em Salvador em 2013, que teve como objetivos contribuir com sugestões á União Africana para o desenvolvimento do continente africano, o reconhecimento da Diáspora como sexta região do continente tendo Salvador como sua capital politica e envio de Carta á ONU com objetivo de promover uma ampla pesquisa entre seus filiados para conhecer detalhes da Diáspora africana em todo o mundo.

Para a deputada republicana, “a década do afrodescendente instituída pela ONU, vai além de uma série de eventos que vamos organizar, para isso é preciso conhecer como vive, onde vive e o que faz a Diáspora africana espalhada em todo o mundo”. Tia Eron  foi pedir ao sistema ONU-Brasil, através de suas agencias UNFPA e ONU-mulheres apoio para a realização de eventos na Casa e fora dela que levem ao fortalecimento e a visibilidade da questão racial no Congresso Nacional que, segundo ela, “não se exauriu com a aprovação do estatuto da igualdade racial”.

“A aprovação do estatuto foi apenas mais um passo. Precisamos trazer a questão racial para o debate e logo tirá-la da inviabilidade, pois sabemos que muitas outras questões que ocorrem no Brasil como a redução da idade penal e o genocídio da juventude negra, tem como pano de fundo o racismo e grande impacto sobre o seguimento dos jovens, em especial os negros e pobres”, enfatiza a deputada Tia Eron.

Quanto a reunião, a deputada disse estar entusiasmada pela disposição do Sistema ONU-Brasil de fazer parcerias com a finalidade de elaborar uma agenda de trabalho, que vise as comemorações do mês de novembro e a conferencia regional do grupo parlamentar latino americano e caribenhos, convocada pela ONU para dezembro de 2015 em Brasília.

A deputada, inclusive, solicitou a disponibilização do corpo técnico da Casa ONU-Brasil para trabalhar em conjunto com os gabinetes parlamentares interessados e representantes da sociedade civil. “Estamos felizes porque a ONU mais vez, através de suas agencias UNFPA e ONU-mulheres, se coloca na vanguarda deste debate importante para a contribuição de uma agenda propositiva que vamos realizar durante à década do afrodescendente instituída pelas nações unidas”, encerra.

Por Jorge Freitas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s