Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Transplante para a vida

Deixe um comentário

O domingo foi de alegria para muita gente que foi caminhar no Dique do Tororó em Salvador isso porque o local foi escolhido para comemorar Dia Nacional de Doação de Órgãos. Na caminhada, houve reflexão sobre a importância do gesto de doar e a campanha realizada pelo Ministério da Saúde sobre doação de órgão conscientiza as famílias sobre o tema.

Sobre a doação de órgãos e tecidos, o Brasil se destaca no contexto mundial por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Doador potencial é o paciente que foi notificado com morte cerebral e para que se torne doador efetivo, os órgãos passam por um processo de triagem para analisar a aptidão da doação de órgão desse paciente. A legislação brasileira prevê que a família tem o poder de decidir se vai querer ou não doar os órgãos.

Em Salvador, a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) desenvolve várias atividades para oferecer qualidade de vida aos associados transplantados de medula óssea, córnea, coração, fígado, rim e pâncreas. A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) é uma entidade sem fins lucrativos que oferece assistência social, noções de higiene, orientação jurídica, orientação psicológica e hábitos saudáveis para que sejam reintegrardos socialmente após a cirurgia. A entidade também doa medicamentos não fornecidos pelos órgãos públicos aos transplantados carentes.

Apoiadora da causa, a deputada federal e presidente do PRB na Bahia, Tia Eron disse que é preciso que as pessoas tenham na mente o espírito de doação e que a prática precisa tomar contar de todas as famílias. “Quando uma família resolve doar os órgãos, ela está abrindo nova perspectiva de vida para outras pessoas e nós destacamos o trabalho realizado pela ATX que é atuante e ajuda a salvar vidas”, revela a deputada.

Por Noel Tavares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s