Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Independência plena para todos

Deixe um comentário

11150493_618769208225689_1888529737375269194_nA palavra Independência significa para mim, ser livre e poder fazer o que quiser desde que seja com responsabilidade, sem ser obrigado pelo sistema, oprimido ou regulado pelo poder dominante. Para alguns e eu prefiro achar que é uma grande minoria, ser independente é extrapolar os limites da consciência das normas e os conceitos que regem a nossa pátria chamada Brasil. E é exatamente sobre o contexto independência  que resolvi escrever. Estamos comemorando 193 anos de livramento do governo português que dominou, oprimiu e explorou o nosso povo: o povo brasileiro.

Nesta data tão importante que é o 7 de setembro, fico a vontade para expressar meus sentimentos por aqueles que se entregaram de corpo e alma e lutaram por uma causa justa que era livrar o Brasil do governo lusitano. E para isso, homens e mulheres encorajados foram para a batalha e conseguiram expulsar os inimigos das nossas terras e assim, a Independência da Bahia se confunde com a Independência do Brasil. Se voltarmos na história do nosso país, concluiremos que o livramento da Bahia aconteceu em 2 de julho de 1823, quase um ano depois que o do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Naquela data, as margens do rio Ipiranga, D. Pedro I deu o grito da Independência do Brasil.

O tempo passou e nós brasileiros continuamos vivemos um período de luta por Independência: seja dos maus tratos na área da segurança pública, da saúde, do social, da justiça ou mesmo do saneamento básico. Essa reflexão faz lembrar as pressões que diariamente nós, políticos, sofremos da sociedade que não suporta mais tanta violência, tanta impunidade, tantos escândalos e tanta falta de punição real para quem pratica atos ilícitos e que só achatam a nossa sociedade.

Quando digo essas coisas, volto no tempo através dos livros que contam a história do Brasil e me lembro de Maria Quitéria, Tiradentes, Catarina Paraguaçu e de muitos outros heróis da Independência que se dedicaram por uma Bahia e por um Brasil livres daquele povo que detestava a  nossa terra e sugava  as nossas riquezas em benefício próprio. E então, chegou a hora de fazer jus aqueles que sonharam com um país onde todos têm direitos, e direitos iguais: sem analisar a condição financeira ou qualquer outra posição na sociedade.

Aquela história de dizer: sou filho de fulano ou de sicrano acabou. É hora de caminhar em busca de nossa liberdade, e é aí que entra o Partido Republicano Brasileiro. Nós do PRB só queremos pouca coisa. Queremos proporcionar ao povo brasileiro, a comida, a bebida, o médico, a casa, o carro, a justiça, o trabalho, o emprego, a renda, a felicidade, a família e acima de tudo, a paz. Essa é uma forma de promover a independência do povo e nós acreditamos que vamos conseguir. Parabéns Bahia, parabéns Brasil e viva a nossa liberdade.

Tia Eron é deputada federal e presidente do PRB na Bahia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s