Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia Eron na luta pelos trabalhadores informais

Deixe um comentário

O Brasil tem hoje nove milhões de artesãos espalhados pelas grandes e pequenas cidades, mas a atividade não é reconhecida como profissão. O PL 7.755/2010, do Senado Federal, que regulamenta a profissão de artesão foi aprovado na última quarta, 01, na Comissão de Finanças e Tributação – CFT e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, ambas as comissões contam como participante a deputada federal Tia Eron (PRB-BA).

O projeto também estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento ao artesanato, institui a carteira profissional da categoria e autoriza o Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Artesanato. Solidária a causa Tia Eron destacou a importância do projeto: “O Brasil hoje pode considerar que esses artesãos de um modo geral, e a minha preocupação é que se faça o devido recorte, para que cada um seja reconhecido como profissional, que não fique nenhuma categoria de fora, que tenhamos o bom senso e a justiça suficiente para que todos sejam contemplados.”.

Desde os tempos de edil Eron batalha pelas classes menos favorecidas, como os baleiros, e já na Câmara Federal apresentou o PL 1710/2015 que define como responsabilidade do Poder Público o apoio a realização das atividades desenvolvidas pelas marisqueiras – nome dado às mulheres que realizam artesanalmente atividade contínua em manguezais, de forma autônoma ou em regime de economia familiar para o sustento próprio ou comercialização de parte da produção.

“Essas mulheres chegam a sustentar famílias ao desempenharem uma atividade de suma importância para o país, o problema é que não são valorizadas como merecem” – pontua a deputada.

Por Carolina de Andrade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s