Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Tia3

Fim do Distritão: Tia Eron defende pluralidade partidária e garantia da participação feminina no parlamento

Deixe um comentário

Tia2

A Câmara Federal iniciou na noite desta terça, 26, a votação da reforma política, rejeitando um dos principais pontos de discussão, o chamado “Distritão”, modelo que considera a eleição de deputados e vereadores apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, o que acabaria com a solidariedade partidária. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210 e 5 abstenções. Mantendo-se assim, o atual modelo de eleição, com sistema proporcional, que contabiliza os votos recebidos individualmente pelos candidatos e os recebidos pela legenda.

“Com a derrubada desse modelo no sistema de representatividade brasileiro fica mantido a pluralidade e a legitimidade do valor dos partidos políticos sem os quais não se faz um parlamento. A medida salvaguarda, por hora, a participação feminina, porém, nossa frente agora precisa pensar nos próximos passos”, explica a Deputada Federal Tia Eron (PRB-BA), que já defende outras medidas para garantir e ampliar essa representatividade feminina em todas as instâncias do parlamento no Brasil.

Também foi rejeitado em plenário, por 369 votos a 99 e 2 abstenções o sistema distrital misto, onde metade das vagas seria preenchida pelo voto majoritário em distritos, e outra parte por votos de legenda partidária. O Plenário da Câmara retoma a discussão da reforma política nesta quarta,27, quando serão abordados outros pontos como a clausura de barreira e as mudanças nas coligações.

Aline Ramos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s