Tia Eron [BLOG OFICIAL]

É a Bahia no Coração

Verdades e curiosidades sobre o herói Tiradentes

Deixe um comentário

Um dos mais importantes feriados cívicos brasileiros, o dia 21 de abril é uma homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, enforcado nesta data em 1792. Mártir da Inconfidência Mineira, ele foi a mais importante personalidade do movimento nacionalista libertário que, entre outras coisas, sonhava conquistar autonomia política e econômica para o Brasil, à época colônia de Portugal.

A história pessoal de Tiradentes, órfão ainda menino, sua personalidade sonhadora e entusiasmada e o mistério trágico que envolveu o movimento inconfidente de Minas Gerais deram ao fato histórico grande presença no imaginário popular brasileiro. Com isto, a verdade se misturou com a criatividade das lendas coloniais, dando origem muitas curiosidades, entre elas:

– Depois de enforcado, Tiradentes foi esquartejado e as partes do seu corpo fincadas em postes em várias estradas de Minas, para inibir futuras rebeliões contra a Coroa Portuguesa. Sua cabeça, exposta no alto de um mastro na principal praça de Vila Rica (atual Ouro Preto). Mas dizem que logo na primeira noite ela sumiu e até hoje ninguém sabe de seu paradeiro.

– Como o crime imputado a Tiradentes foi traição a Portugal, as igrejas não puderam tocar sinos lamentando sua morte. Mas segundo uma lenda, no momento da execução, o sino de uma igreja afastada do centro da vila dobrou cinco vezes.

– Ao que parece, Tiradentes jamais teve barba e cabelos compridos. Na prisão, inclusive, era uma questão de higiene, para evitar piolhos. No patíbulo, cabelo e barba podiam dificultar o enforcamento.

– O Museu da Inconfidência, instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, tem muitos objetos da época de Tiradentes. Para passear virtualmente por suas salas e conhecer um pouco da história daquele tempo, é só clicar aqui.

A bandeira de Minas Gerais homenageia o símbolo criado pelos inconfidentes para a república que sonhavam. Apenas substituiu a cor verde pela vermelha, para lembrar o sangue dos heróis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s